domingo, 17 de maio de 2009

Castro Alves -BA




Não poderia iniciar este blog sem mostrar primeiro a minha cidade natal.





UM POUCO DE HISTÓRIA


A história da Cidade de Castro Alves, começou no século XVIII com o desmembramento da sesmaria de Aporé em duas, sendo uma delas doada a João Evangelista de Castro Tanajura, que para coloniza-la, distribuiu terras com a condição de que os beneficiários iniciassem plantações e construíssem moradias e currais.


Uma das suas históricas construções, a Fazenda Curralinho, deu origem ao local onde está hoje a cidade de Castro Alves.


Por Lei Provincial de 26 de junho de 1880, tendo denominação de Vila de Curralinho, o município foi criado como território desmembrado de Cachoeira. A sede foi elevada à categoria de cidade através de Lei Estadual de 22 de junho de 1893.


A cidade recebeu o nome de Castro Alves em 1900 em homenagem ao Poeta dos Escravos, nascido na então Fazenda Curralinho.



LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Castro Alves está a 190 KM de Salvador, próximo à cidade de Cruz das Almas e Santo Antonio de Jesus. Possui área territorial de 764 Km e de 25.052 habitantes.

ATRAÇÕES

Uma das principais atrações é a Serra da Jibóia, com altitude de 786 m, que possui rampa natural para decolagem de vôo livre, de onde se tem uma maravilhosa vista da região. Vale a pena conhecer!

3 comentários:

  1. Realmente, Castro Alves, é uma cidade muito bonita, pena que ainda não conheço, mas você chamou minha atenção e olha que se for olhar estou próxima pois moro em Itaparica.

    ResponderExcluir
  2. Natália
    Eu sabia que o seu blog ia ser massa, desde que li o roteiro. Só não sabia que ia ficar tão bonito. Parabéns, colega!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Castro Alves!! Eu praticamente nasci nessa bela cidade. Para onde quer que eu va, carrego essa cidade na cabeca e no coracao, pois foi la que passei varios dos meus melhores dias. Queria saber onde encontro mais fotos, pois ha 3 anos sai do Brasil, e o que nao falta em mim e saudades!!! Abs
    reetahleonardo@hotmail.com
    Leonardo Ramalho

    ResponderExcluir