segunda-feira, 18 de maio de 2009

JOINVILLE - SC











Joinville é uma cidade encantadora, morei aí por dois anos e fiquei apixonada por toda a região. Tem um alto índice de desenvolvimento humano e é a cidade mais populosa de todo o Estado.


HISTÓRIA


No dia 1º de maio de 1843, a Princesa Dona Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com o Príncipe de Joinville, cidade francesa, e recebeu como dote de casamento um pedaço de terra próximo à Colônia de São Francisco, hoje a cidade de são Francisco do Sul (SC).


Em 1848, o Rei da França Luís Filipe é destronado e seu filho François se refugia em Hamburgo. Por passar por dificuldades financeiras o Príncipe vendeu as terras do Brasil, que havia recebido como dote, para um senador alemão que resolveu povoar as terras.


Em 1851 partiu de Hamburgo a Barca de Colon, levando os primeiros imigrantes para povoar esta região, e quando chegaram fundaram a Colônia Dona Francisca. Em 1852, foi decidido que, em homenagem ao Princípe François, a cidade passou a se chamar Joinville.


Uma residência de verão foi construída para abrigar o Príncipe e a Princesa de Joinville, com um caminho de palmeiras em frente à casa. Entretanto, nenhum dos dois chegou a conhecer a cidade. A casa hoje abriga o "Museu Nacional de Imigração e Colonização - Palácio dos Príncipes de Joinville", e a via à sua frente tornou-se a Rua das Palmeiras, ponto turístico da cidade.


GEOGRAFIA


Joinville localiza-se à nordeste de Santa Catarina. É uma cidade plana, situada ao lado da Baía da Babitonga, um dos atrativos naturais da região. Há montanhas elevadas em torno da cidade tem como ponto culminante o Pico Serra Queimada. A vegetação é constituída por remanescentes de Mata Atlântica e o clima é subtropical. Durante o verão a cidade é bastante quente com temperaturas que podem passar de 40º e no inverno o mínimo pode chegar a 0º.


ECONOMIA


É o 3º maior Polo Industrial do Sul do Brasil, possuindo indústrias de plástico, metal-mecânico, têxtil, software, químico etc.


CULTURA


Joinville é conhecida como: a "Cidade dos Príncipes", a "Cidade das Bicicletas", (como tem bicicletas por lá! ), "Cidade das Flores" e "Cidade da Dança" sediando a única filial da Escola de Teatro Bolshoi, fora da Rússia.


Inúmeros eventos culturais são marcantes na cidade: A Festa das Flores, o Festival de Dança (é como se fosse o nosso Carnaval, as pessoas esperam por ele o ano todo, principalmente os jovens, vem gente de todas as partes do mundo, durante o Festival a cidade respira dança, é maravilhoso!) e ainda o Joinville Jazz Festival.



É uma cidade linda!











3 comentários:

  1. Bonitas fotos. É um blog de muito bom gosto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Natália, amei tua idéia! Muito criativa! Virei aqui sempre conhecer outros lugares lindos! Quem sabe até terei uma surpesa com minha cidade aqui também! Jacobina - Bahia! rsrsrsrsr Quando puder visita meu cantinho http://navegandonaeducacao.blogspot.com
    Abraços,

    Marta guimarães ( colega de curso)

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália, que possamos imaginar e aprender muito através das suas fantásticas ‘viagens’... Mantenha seu blog atualizado com textos e imagens que possibilite aos visitantes uma verdadeira emoção. Parabéns! Abçs

    ResponderExcluir